quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A grande sacada da virada do ano


Desde de novembro não escrevo uma linha sequer neste espaço que se pretende uma janela para minhas idéias. A vida de jornalista é uma obstinação da escrita tão grande que não se tem mais vontade de escrever depois de dias a fio "batendo" matérias. O primeiro dia do novo ano então chamou-me de volta. Por que fico aqui pensando com meus botões o que de fato significa esse amanhecer de mais um dia, considerado a grande virada.

Inteligente e sensível, o escritor Mário Traquina disse que o Ano Novo é talvez a invenção mais feliz do homem. É o tempo certo para investirmos toda nossa energia em torno dos nossos sonhos e metas e quando esgotados, vem a renovação das espectativas através da grande virada do ano. Por isso, desejamo-nos votos de prosperidade e felicidade.

Concordo com Traquina. Em termos de pragmatismo, o calendário tem lá sua importância para a vida dos homens, sobretudo no que tange às relações formais. Mas, em suma, o grande lance é o ganho psicológico. O importante de virar o ano é abraçar as pessoas e simbolicamente compartilhar de um mesmo desejar, que estamos caminhando para algo bom e especial que está guardado em algum lugarzinho e momento do futuro. É como iludir-se de que a transformação começa ao raiar do primeiro sol do ano.

Não sei se algum de meus poucos leitores já tentou guardar as imagens dos rostos das pessoas no momento que rompe o ano novo. O que visualizo, como em um pequeno filme curta metragem na minha cabeça, são pessoas sorrindo umas para outras, olhos de cumplicidade mirando-se reciprocamente, para depois, no ápice, abraçarem-se e logo em seguida desejar algo bom ao pé do ouvido da namorada, do namorado, do amigo, do irmão, da mãe, do pai, do avô e por aí vai.

Essa é a grande mágica da virada. Naquele instante, à parte o preço da Champangne, o glamour da praia, o valor do 13º salário, a cor a constratar com as vestes brancas, a humanidade vibra a uma só nota, como em um grande acorde harmônico. E daí a força deste momento.

Nenhum comentário: