sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Caetano faz comparação descabida

As declarações de Caetano Veloso sobre o presidente Lula hoje, além de deselegantes e desnecessárias, não esclarecem o que ele de fato quis dizer com "Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, cabocla e inteligente como o Obama. Não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem". Se o jornais não cortaram o restante da frase, ficou faltando um tanto de coerência para o artista.

Em que sentido e características Marina é Lula, já que ela possui o dom da palavra, enquanto o presidente, segundo Caetano, tropeça na retórica? Não tenho a mínima ideia. Marina está longe de ser Lula, embora tenha como ele uma trajetória de uma pessoa que saiu da miséria e da ignorância para entrar no rol das grandes personalidades mundiais. Não tem e muito dificilmente terá uma carisma de tamanha dimensão do presidente ou mesmo a habilidade política do ex-sindicalista e ex-petista Luís Inácio, que de tão preponderante, forja a passos rápidos outra matiz ou linha política no Brasil, chamada por cientista políticos de lulismo.

Marina tem um quê de radicalismo bem parecido com a verborragia de Heloísa Helena, por um lado superpositiva como resistência e destituição de práticas oligárquicas patrimonialistas bem em vigor ainda no País, e de outro hipernegativas, por trazer o risco de colocar a perder um equilíbrio de forças capaz de manter o Brasil no rumo do desenvolvimento econômico.

Em tempo, voltando à delegância de Caetano, houve jornalistas que defendesse o compositor, ressaltando que o cantor teria usado de sua inteligência para dá peso à campanha de Marina, e o endossasse nas críticas ao presidente, já que Lula seria um ser desprovido de erudição e conhecimento. Engraçado, um jornalista, que deveria ter uma sensibilidade inteligente, consegue dizer tamanha burrice, pois confunde cultura escolástica com inteligência, uma não resulta necessariamente a outra. Este jornalista não consegue perceber ou admitir uma inteligência tão loquaz como a que Lula adquiriu com as dificuldades da vida e com os contratempos e sobressaltos da política (vale ler o texto de Eugênio Bucci sobre o gênio Lula).

Nenhum comentário: