quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Jornalista desmistifica o pensamento positivo

"Abaixo a ditadura do pensamento positivo". Esta é uma das frases mais inteligentes ditas recentemente no mundo. É da escritora e jornalista americana Barbara Ehrenreich, 68, entrevistada pela repórter Maíra Magro, na última edição, dia 18, da revista Istoé. Após enfrentar um câncer, quando recorreu aos livros de autoajuda, Barbara chegou à conclusão de que o pensamento positivo é um engodo que, superexplorado pelo mercado, aliena as pessoas, podendo muitas vezes prejudicá-las, ao invés de ajudá-las.

Vale a pena ler a entrevista. Mas um trecho esclarece de forma inequívoca aonde mora o perigo deste positivismo que varre o mundo hoje: "Estamos acostumados a ouvir que, se pensarmos positivamente, as coisas boas virão. Muita gente pobre ouve isso nas igrejas evangélicas: Deus quer que você seja rico, Deus quer que você tenha uma casa maior. E aí, se alguém lhe oferece uma hipoteca que pareça milagrosa, que você não tenha que provar renda ou pagar uma valor de entrada, isso é visto como uma benção".

Isso vale para pessoas mais esclarecidas, muitas que viram como uma novidade hiperrevolucionária as baboseiras do livro e vídeo "O Segredo". A cada comentário sobre o best seller eu me perguntava: "Será que é preciso tamanho estardalhaço para dizer que precisamos acreditar em si mesmos?" Incomodava-me ainda ver serem vendidas ideias de que você pode ser e fazer tudo, basta acreditar e pensar positivo para o universo conspirar a seu favor. Que idiotice mais absurda!

Bom, agora estou sossegado. Alguém também pensa que o segredo não existe, mas sim a vida como ela é, para nos brindar com linhas bem realísticas e inimagináveis que este mundo nos traz, como já retratava o saudoso Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário: