quarta-feira, 9 de abril de 2008

Crônica: O refém virtual

Em pleno café da manhã, descobri num clique que tenho pendência de R$ 2.307 junto ao SPC, que meu CPF está suspenso pela Receita Federal e que posso aumentar minhas dívidas em R$ 1.996 caso não honre com este débito nas lojas Americanas.

Não lembrava de ter feito compras lá. Estava convicto de ter-me declarado isento no último Imposto de Renda. E tinha certeza que meu nome nunca iria parar nos registros daquela sigla maldita.

Em desespero, recorri ao telefone, que a mim se adiantou tocando. - Alô! - Aqui é o Carlos da Dinheiro Fácil Bank, o senhor gostaria de ter nosso mais novo serviço? - Ligue mais tarde, agora não posso te atender. Mais um serviço financeiro e amanhã são eles que estarão cobrando.

Um primeiro telefonema, o primeiro conforto. Denilson, do SPC, disse que eles não fazem cobrança via email. Suspiro aliviado de 30 segundos. O telefone toca. - Bom dia, senhor, sou a Daniela, e o senhor acaba de ser contemplado numa promoção do Banana Bank. - Não tenho interesse.

No site da Receita, certifico que meu CPF está em situação regular, imprimo o comprovante. O telefone tilinta mais uma vez. - Senhor, aqui é Joana da Central do Altruísmo e contamos com sua coloboração para ajudar nossas crianças. - Desta vez não vou poder, estou sem dinheiro.

Corro até o banco, e o extrato não acusa nenhuma compra nas Americanas nos últimos três meses. Confiro o boleto do cartão de crédito, e lá também nada da loja. Volto num misto de aliviado com desconfiado ao computador. Mordo o resto do pão com manteiga e bebo os últimos goles de café, a esta altura frios.

Movo, sacudo, balanço o mouse. Aperto todas as teclas. E nada! Uma tela preta continua estática tomando meu monitor. Segundos depois, letras garrafais vermelhas anunciam a catástrofe: Você acaba de transferir R$ 10 mil para a conta 2424, agência 24! Em segundos seu computador será desligado! A tela se apaga, o computador desliga.

Toca o telefone: - Senhor, por apenas R$ 100 a Informática Ágil recupera seu hardware. - Me manda um email explicando.

Nenhum comentário: