domingo, 28 de março de 2010

Salvador em "guerra" II

A propaganda do governo baiano, vista por diversos outdoors na capital, atribuindo ao consumo de crack a causa de 80% dos homicídios na Bahia, tem recebido críticas severas de especialistas da área.  

No seminário da última sexta-feira, citado abaixo, o ex-secretário nacional de segurança pública José Vicente da Silva foi enfático. “Em São Paulo, existe uma região no centro da capital paulista, chamada Cracolândia, onde há o tráfico dessa droga e grande concentração de viciados, mas nem por isso há homicídios como vem acontecendo atualmente na Bahia”, afirmou com base nos dados comparativos das cidades de Salvador e São Paulo.

O psiquiatra Esdras Cabus Moreira, do Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia, também critica a relação direta entre violência e consumo de crack. “Os homicídios não aumentam porque as pessoas estão usando crack. A violência está ligada ao contexto do tráfico de drogas em um sentido amplo, de um forte comércio envolvendo muito dinheiro. Ela não tem no crack uma causa interna“, afirmou a esse blogueiro no último dia 17.

Nenhum comentário: