segunda-feira, 7 de abril de 2008

Exército brasileiro não garante Amazônia, diz general

O comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, afirmou ontem em rede nacional de televisão que os 28 mil homens do exército ao seu comando na região amazônica e principalmente a estrutura que eles dispõen não estão à "altura da estatura estratégica" do Brasil.

Em participação do programa de debates "Canal Livre", da Band, o general afastou qualquer ameaça por hora à soberania nacional, mas admitiu que interesses estrangeiros, costurados através da presença de ongs e missões religiosas, por exemplo, estão muito presentes na região. No seu ponto de vista, o Brasil urge de estruturar tecnologicamente as forças armadas, sucateadas "há mais de duas décadas", principalmente, para garantir a primazia brasileira em áreas estratégicas como a floresta amazônica e ainda para seguir o país na condição de potência moderadora.

O comandante mostrou também grande preocupação com a política "indigenista" que estaria colocando em risco a autonomia do exército como guardião da segurança nacional em favor da determinação dos povos indígenas. O general leu dois trechos de documento assinado pelo Brasil junto à ONU que materializa as diretrizes brasileiras em promever a auto-determinação, incusive política, dos índios em suas terras. "Os índios chegaram a fechar uma rodovia federal", afirmou.

Adendo:
Em resposta ao comentário do leitor "Visão", reafirmo que o general, apesar de ter repetido sobre a grande capacidade do soldado brasileiro na selva e que não há atualmente ameaça contra o território brasileiro na região, deixou no entanto claro que a estrutura do exército seria insuficiente para assegurar os 11 mil quilômetros de fronteiras da Amazônia, o que equivale a afirmar que a floresta não está segura contra eventuais investidas mais ousadas.

2 comentários:

Visão disse...

Concordo com seu texto, menos com o título. Vi a entrevista e, pelo contrário, o general foi enfático ao dizer que o Exército garante sim a Amazônia. Reclamou é do reaparelhamento e das leis que permitem ingerências, como é o caso das reservas indígenas.

Anônimo disse...

DARIO disse Eu nao tive a oportunidade de assistir a entrevista Mas acredito que o exercito Brasileiro possa sim defender a Amazonia Brasileira com toda a dificuldade de aparelhagem e armamento pois temos o maior combatente de selva do mundo uma aventura de outra força mesmo que ela seja superior a do nosso exercito essa força vai encontrar muito trabalho nao só pelo o terreno mas pela capacidade do nosso combatente de selva. Agora em relaçao ao reaparelhamento das nossas forças armadas os governos anteriores deveriam ver isso ja na quela epoca pois Fernando Collor esse dai eu nao vou comentar muito porque voçes ja sabem da porcaria que a administraçao desse verme foi capais de fazer. O que chama a minha atençao foi o governo de Fhc ele deve o exemplo do porco do collor que roubou saqueou os cofres publicos mas preferiu seguir o mesmo caminho eu estou falando isso porque Fhc privatizou varias empresas só beneficiou os banqueiros nacionais e estrangeiros e hoje em dia os mesmos que estao na oposiçao esses que criticam o governo de Lula obstruindo algumas votaçoes que nao intereça a quadrilha desses vermes pilantras e saqueadores ai vai uns nomes desses vermes. José agripino,Rodrigo maia,Arthur virgilio,Acm neto,Alvaro dias e toda a corja dos pSDB,DEM em fim toda a quadrilha. Fhc deveria envestir pesado nas Forças Armadas Brasileiras mas nao ele preferiu deixar a deus dara sinceramente eu como Brasileiro tenho nojo desses caras de pau vermes desgraçados deveriam enfrentar um paredao de fuzilamento pois politicos como esses vermes que só pensam em sí proprio deveriam ser esterminados chega de politicos dessa especie de governa o Brasil aló povo Brasileiro agorda.