quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

De volta ao painel de Arruda

Acabo de ler um post do jornalista Carlos Castilho no seu blog Código Aberto sobre a indiferença com que o público recebeu as nóticias do escândalo do propinoduto do governador José Roberto Arruda (DEM). Acho que a indiferença não resulta apenas de um cansaço do leitor frente a este sistema lógico repetitivo da mídia em retroalimentar-se de fatos fáceis e potencialmente espetaculosos, como Castilho aponta.

Penso que se deve muito, talvez preponderantemente, ao personagem central do escândalo. O governador do DF, que agora deve enfrentar um processo de impeachment, é uma figura conhecida da banda podre do nosso já comprometido ambiente político. Basta voltarmos míseros nove anos atrás e lembrarmos de Arruda, então líder governo no Senado, saindo pelas portas dos fundos, renunciando para escapar do processo de cassação, por envolvimento com a fraude da votação do painel do Senado, o conhecido escândalo do painel.

A impressão que fica agora é de quem não votou em Arruda para governador deve está falando por aí "ainda bem que não votei nele". E aquele que votou: "eu sabia...se arrenpendimento matasse!". Daí, a indiferença, se é que deu para entender. A história penaliza os que não se valem da memória.

Nenhum comentário: