sexta-feira, 14 de março de 2008

Secretária dos EUA está em Salvador

Desde ontem na terrá do axé, a secretária de Estado do Estados Unidos, Condoleeza Rice, faz hoje visita ao Centro Histórico. Antes de aportar em Salvador, para conversar com o governador Jaques Wagner assuntos turísticos entre a capital baiana e seu país, Rice esteve com o presidente Lula tratando das recentes tensões diplomáticas entre Venezuela, Equador e Colômbia.

Os EUA é um forte aliado do governo Colombiano para o combate, como já é notório da política externa norte-americana, ao terrorismo internacional. O governo Bush enviou bilhões de dólares ao presidente Alvaro Uribe como apoio financeiro à militarização das fronteiras, com fins de minar as forças terrorristas guerrilheiras.

Rice deixou a Lula um recado inequívoco: "a questão da Colômbia e Equador ainda não está resolvida", afirmou. E endossou a estratégia yanque de isolar o presidente Hugo Chávez, para, segundo a secretária, garantir um processo de desenvolvimento pacífico da América Latina.

Como se antecipando ao "chumbo" que está por vir, Chávez anunciou um encontro marcado ainda este mês com o presidente colombiano Alvaro Uribe, com o objetivo de selar acordo bilaterais de natureza política e econômica.

Após estada em Salvador, que se encerra hoje, Rice parte para o Chile, onde deverá reafirmar as visões dos EUA para os latinoamericanos junto à presidente daquele país, Michele Bachelet.

Nenhum comentário: