quinta-feira, 13 de março de 2008

Uma homenagem aos 10 anos sem Jordan*


Este ano completará dez anos do último título do Chicago Bulls, do lendário Michael "Air" Jordan, conquistado em 1998, quando o quinteto chegou ao sexto campeonato da NBA em cima do Utah Jazz, da inesquecível dupla Stockton-Malone.

O legado que este super-atleta deixou ultrapassa seu repertório vasto de jogadas e cestas fantásticas. Pelo menos para este blogueiro, o mais precioso de "rever" Jordan em ação pelos diversos vídeos do Youtube é o delicioso e intransferível deleite de saber ter acompanhado aquele momento em andamento. Em outras palavras, ter crescido apreciando aquele gênio e vibrando com ele. Fazer parte da era Jordan. Sem precisar de memórias alheias para degustar uma obra sublime, tal qual muitos jovens brasileiros se acostumaram com relação a Pelé.

Devido ao avanço dos registros de imagem, eu não precisarei bancar no futuro desses "coroas" que hoje narram com olhos brilhantes as peripécias de Pelé. Meus filhos terão arquivos vastos para apreciarem Michael Jordan. Mas vá lá, cá pra nós, que não é a mesma coisa. Então, mesmo assim, vou precisar dizer que promessas do "novo Jordan", a exemplo das que ocorreram com Kobe Bryant e Lebron James, são apenas esquálidas comparações, e reafirmar que durante anos, anos e anos um jogador de tamanho gabarito não voltará a pisar em qualquer quadra de basquete pelo mundo.

Será este sempre meu veredicto inquebrantável, não importem quantos números e jogadas possam dizer o contrário. Este último julgamento deixo para os adoslecentes de agora e para os jovens de amanhã, por direito natural. A mim não me cabem nem caberão análises racionais, mas somente a recorrente lembrança de um jogador de tirar o fôlego. Na memória, não tem espaço para números, estatísticas, mas para os assombros, o entusiasmo, a empolgação e a convocação do coração e do espírito. É neste patamar, que o esporte deixa de ser mero ofício para se tornar arte.

*Michael Jordan parou de jogar basquete profissionalmente em 2003, pelo Washington Wizard, mas foi em 1998 que ganhou seu último título, pelo time com o qual marcou a história do esporte.

Nenhum comentário: