sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

ACM Neto faz 29 anos: será ele o futuro líder da Bahia?

Os tambores tocaram mais forte na sala de recepção do hotel Fiesta, na última quinta-feira, 24, por volta das 19h, quando o deputado ACM Neto adentrou o salão cercado por repórteres, fotógrafos e câmeras, além dos "correligionários" admiradores do político sucessor do legado polítco de ACM Ternura - aquele falecido senador. O ranger dos atabaques e repiques, na verdade, anunciava o início da festa do 29º aniversário do deputado.

Foi inteligente: transferir o momento de comeração pessoal para uma homenagem à cidade, e sobretudo, "à nossa gente", como não se cansou de repetir ao microfone o mestre de cerimônias. E perspicaz também, claro. A corrida eleitoral já começou, portanto uma dose bem oportuna de marketing político não deixaria de ser aproveitada. O evento teve como tema "Gente que faz a Diferença", com exposição fotográfica assinada pelo fotógrafo baiano Max Haack. No trabalho, Haack fotografou pessoas de seis bairros periféricos que ajudam voluntariamente sua comunidade. A sacada foi muito boa: mostrar a importância da gente sofrida e trabalhadora para o provável candidato do DEM a prefeito de Salvador em outubro deste ano.

Mas o sucesso da estratégia de marketing parece não ter se repetido no âmbito estritamente político. O auditório não ficou repleto, apesar da confraternização ter sido aberta ao público. Diverso ao seu avô, que em qualquer lugar que aparecia, sobretudo de cunho eleitoreiro, movia multidões, ACM Neto não mobilizou muita algazarra na platéia anônima. Também não foram vistas dezenas de caravanas trazidas por vereadores e outros correligionários. Nomes de peso da política baiana somente: o presidente do PR, senador César Borges (que pelo visto vai apoiar o deputado à prefeitura), o ex-governador Paulo Souto e o senador ACM Júnior.

ACM Neto deverá ser o líder dos Democratas na Câmara Federal. Sua força política parece ganhar contornos mais bem definidos, na verdade, isso começou a acontecer desde que o deputado vociferava na Câmara contra os desmandos éticos petistas no caso do mensalão. Há um porém: seu vôo político será tão alto quanto do avô? Dois poréns: sua voz ecoará em alto bom som caso ele se desgarre do legado carlista?

A depender da confraternização de quinta, o horizonte não é nada promissor. ACM Neto deverá ter cuidado para os microfones do Palácio Tomé de Souza ou do Congresso não falharem na hora H. Talvez ele não tenha a mesma compostura de improviso da cantora contratada no seu aniversário - enquanto ela cantava o hino do Carnaval "Chame Gente", simplesmente seu microfone parou de funcionar, uma gafe. A cantora convocou o público a cantar junto e o constrangimento até diminuiu.

Nenhum comentário: