quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Estados Unidos mostra poderio bélico ao destruir satélite

Os Estados Unidos derrubou na madrugada desta quinta-feira, 21, seu satétile espião US 193, que por ter saído do controle da Nasa, poderia cair sobre a Terra, com seus 450 quilos, e ainda contaminar a superfície com substâncias altamente tóxicas.

O satélite foi atingido por um míssil certeiro, lançado de um navio no oceano pacífico, que, segundo fontes da Segurança norte-americana, com 90% de chances deve ter provocado a destruição do tanque de combustível, o que minimiza os riscos dos destroços atingirem na queda trechos habitados da Terra - a maioria irá atingir o planeta em 15 horas. Conforme garantias das Forças Armadas estadounidenses, há maiores probalidades dos pedaços caírem no mar.

Afora a necessidade de destruir o satélite para evitar uma catástrofe, o lançamento do míssil foi uma demonstração de força e tecnologia bélica por parte dos EUA, servindo como um aviso yanque a países como China e Rússia, por exemplo, de que o Tio Sun está preparado para possíveis ataques espaciais. Esta possibilidade de estratégia militar é considerável, já que os EUA têm forte dependência, tanto na vida civil e militar, dos seus poderosos satélites espaciais.

Veja aqui artigo interessante de colunista do El Pais.

Nenhum comentário: