sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A justiça está com as mulheres


A sociedade tende ao universo feminino. A maioria da população mundial é de mulheres. Elas já ocupam cargos importantes em grandes empresas, na política e, bem... Veja o caso de Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Veja o caso de Sílvia Zarif (foto), presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, recém empossada no cargo. Agora, a justiça começa a ter suas rédeas tomadas por mãos femininas.

Tomara que sejam mãos mais céleres e honestas. A suprema côrte tem sido conduzida com rigor, transparência e serenidade por Ellen Gracie, a exemplo do episódio do mensalão, em que pela primeira vez um julgamento no STF foi aberto ao público, por meio de transmissão televisiva e cobertura jornalística.

Por aqui, na terra da folia, Zarif promete combater a morosidade, reduzir custos e colocar os servidores para finalmente trabalharem. Logo de cara, deixou um aviso aos prefeitos que costumam abusar do cargo pelas cidades no interior da Bahia afora. A primeira sexta-feira de cada mês será dedicada ao julgamento de prefeitos que incorreram em irregularidades. O recado está dado: Zarif pretende acabar com a impunidade.

Em tempo, além de Zarif, mais três mulheres ocupam a nova mesa diretora do TJ-BA. E não perdendo o ensejo, a atual presidente do Tribunal declarou, quando da sua indicação para o cargo, que muitos advogados corrompiam o sistema judiciário baiano. Vamos vê se essa briga, seu brio feminino será ousado o bastante para comprar.

Nenhum comentário: